segunda-feira, 3 de setembro de 2012

São Luís, 400 anos de mistérios e encantos...

Conheça um pouco de nossa história... 



É o momento mais esperado pelos maranhenses, em 2012 comemoram os 400 anos da capital. São Luis, é um dos segredos mais cativantes do Maranhão, fundada por franceses, disputada por holandeses e construída por portugueses, que  atraídos por seus mistérios, transformaram-na em uma cidade apaixonante.

São Luís, capital do Maranhão: uma porção de terra cercada de encantos e segredos...



 Venha descobri-la. Você vai se encantar.

O charme e o encanto secular de seus casarões azulejados, becos, escadarias e mirantes mereceram da UNESCO o título Patrimônio Mundial da Humanidade. São Luís é a porta de entrada para toda essa beleza a cada olhar. 



São Luís é uma ilha de magia, cheia de mistérios e maravilhosas descobertas em cada pedacinho da cidade de tudo que você conhece.

Em cada canto, São Luís traz encantos...

"São Luís do Maranhão","Ilha Maravilha", "Jamaica Brasileira", "Ilha do Amor", "Atenas Brasileira", "Cidade dos Azulejos", "Capital Brasileira do Reggae". São alguns codinomes dados a capital do Maranhão, que tem muitos lados e qualquer dos lados que a gente veja, ela se mostra fascinante.


  
São Luís a mais francesa de todas...


Daniel de La Touche e François de Rasily, aqui chegaram em 1612 e deram-lhe o nome em homenagem a Luís XIII, então rei da França. Imagine-se numa ilha inicialmente ocupada pelos índios tupinambás – que a chamava de Upaon-Açu - traduzindo "Ilha Grande". Fundada por franceses, em 8 de setembro de 1612, e posteriormente invadida por holandeses e colonizada pelos portugueses. Mas, coube aos portugueses fazê-la a mais lusitana das cidades brasileiras.

...das cidades brasileiras é a mais portugues...


Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, ficaria desapontado. A terra escolhida para ser a base de uma possível colônia francesa, no século XVII, é a mais portuguesa das cidades brasileiras. E nos principais aspectos de falar e no morar. Traços de Portugal aparecem quando, ao pedir alguma informação, um ludovicense (ou são-luisense) responde flexionando os verbos na segunda pessoa. Portugal também aparece no jeito de morar de seu povo, cujas fachadas azulejadas acabaram por inspirar arquitetos de Lisboa. São Luís está localizada no Atlântico Sul - entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Em 1621, quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas - Estado do Maranhão e Estado do Brasil - São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa.

Um pouco do passado se faz presente, conservado nas praças,igrejas, fontes, monumentos, palácios, sobradões, na magia do folclore e na farta e saborosa culinária. Vejamos um pouquinho dessa história:  



Um mergulho na história, onde o passado e o moderno se encontram nas lembranças de São Luís:

História, lendas, música, poesia, gente sorridente, miscigenada e hospitaleira, o antigo, o moderno, tudo se cruza. São Luís revela um segredo a cada olhar.
 
Solar São Luís
Considerado o maior prédio em azulejos da país tem três pavimentos, foi construído na segunda metade do século XIX. Teve seu interior destruído por um incêndio e ficou abandonado até ser adquirido e restaurado pela Caixa Econômica Federal...
 


 ...que nele instalou uma agência.

Seguindo pela Avenida Beira Mar, próximo da Praça Marcílio Dias e do Viaduto da Avenida Pedro II, existem dois baluartes que são chamados de Cosme e Damião, que são mais conhecidos: um coreto o que fica a esquerda e....






e o da Pedra da Memória que fica no lado direito, feita em pedra de cantaria, em 1841 - em homenagem à maioridade do Imperador Dom Pedro II.






São Luís das grandes manifestações públicas...



A Praça Deodoro, homenagem da municipalidade a Marechal Deodoro da Fonseca, homem que se destacou à frente do movimento republicano, dando o golpe de misericórdia no regime monárquico. Fica localizada no centro da cidade, foi chamada antigamente de Largo do Quartel, por causa da existência do Quartel onde hoje é a Biblioteca Pública Benedito Leite. Em seguida foi denominada de Praça da Independência, de acordo com a lei municipal de 15 de Agosto de 1868. Hoje ela é conhecida como local de grandes manifestações públicas.





Nela também fica a Praça do Panteon que localiza-se em frente a Biblioteca Pública do Estado.



São Luís, dos poetas, dos escritores, da música...

A maioria deles estudaram no Liceu maranhense. Se desde o final do século XVII novos elementos da civilização europeia já chegavam a São Luís por vias marítimas (com destaque para os religiosos carmelitas, jesuítas e franciscanos, que também passaram a educar a nossa gente...

Liceu Maranhense -  fundado em 1838, completou 174 ano

São Luís e suas igrejas do estilo neoclássico, manuelino ao barroco...

Igreja Santo Antônio - Convento de Santo Antônio e a Escola Modelo Benedito Leite.





Convento de Santo Antônio foi inaugurado em fevereiro de 1625 por padres franciscanos, ofica na praça do mesmo nome, possue também uma capela, nomeada Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Nessa capela o Padre Antônio Vieira fez o "Sermão dos Peixes", no qual fazia uma forte crítica à sociedade burguesa de São Luís...


Já igreja Santo Antônio só veio a ser construída em 1867 e foi inaugurada em cerimônia solene, após o progresso do convento e dos trabalhos do Seminário Episcopal, criado anos antes...


...tanto a Igreja quanto o Convento de Santo Antônio possuem extrema importância histórica. As reuniões que antecederam as batalhas da Revolta de Beckman, em 1684, foram realizadas dentro das dependências da igreja. Manuel Beckman era um agricultor alemão que expulsou os jesuítas e passou a exigir melhorias para a cidade. Obviamente, foi morto pelos portugueses. Há também histórias engraçadas sobre o prédio, como um processo que os frades moveram contra formigas que prejudicavam as paredes do lugar e que roubavam alimentos dos armários...



...ainda faz parte da Praça Santo Antonio a Escola Modelo Benedito Leite.


Seguindo o passeio chega-se a Praça João Lisboa




O belo aspecto da praça mais central e importante da cidade, ponto convergente de todo visitante. Antigo Largo do Carmo por situar-se em frente ao Convento e Igreja do Carmo, tem harmonioso conjunto de prédios revestidos de azulejos, característico da cidade. Seu aspecto encontra-se bastante modificado. Hoje perdeu grande parte de seus belos jardins. Através dela pode-se entra na Rua do Sol, onde está do Teatro Artur Azevedo...



 
Em 1815, foi iniciada a construção do teatro e, um ano depois, em 1º de dezembro de 1816, estando a obra ainda por concluir, foi oferecido um espetáculo gratuito para o povo para comemorar a Restauração de Portugal.

Construído em estilo arquitetônico neoclássico, foi inaugurado em 1º de junho de 1817 com o nome Teatro União, em homenagem à inclusão do Brasil ao Reino Unido de Portugal e Algarves. Na ocasião, houve uma apresentação da Companhia Dramática de Lisboa.

Da sua inauguração até o ano de 1840, o Teatro teve seu apogeu, inclusive com a participação de várias companhias europeias. A partir de 1841, em consequência de má administração e de direção artística deficiente, houve um declínio nas suas atividades e o Teatro União foi alugado à Sociedade Dramática Maranhense numa tentativa de mantê-lo “vivo”. Infelizmente, sete anos depois foi fechado.

Reabriu, em 1852, com o nome Teatro São Luís. Em 1854, dois fatos marcaram a sua história: no dia 26 de abril, foi realizado o primeiro Baile de Máscaras, evento de grande repercussão e, em 26 de junho, no camarim número um, nasceu Apolônia Pinto, filha de uma atriz portuguesa, que se tornou uma das grandes atrizes do teatro brasileiro. Num nicho que dá acesso à platéia, no piso térreo, estão guardados os restos mortais de Apolônia e, em sua homenagem, existe um busto de bronze no camarim onde nasceu.
 
Em 1922, no governo de Urbano Santos, o nome do teatro foi mudado para homenagear o teatrólogo maranhense Arthur Azevedo.  Entretanto, com a chegada do cinema ao Brasil, no fim do século XIX, os teatros viram seu público diminuir, em alguns casos, até a desparecer. E o inevitável aconteceu: muitos se transformaram em cinemas. Com o Teatro Arthur Azevedo não foi diferente.


Durante toda sua existência, o Teatro Arthur Azevedo interrompeu seu funcionamento para reformas e reparos em sua estrutura física. Entre 1991 e 1993, as reformas foram baseadas em pesquisa histórica destinada a reconstituir os detalhes originais.





Atualmente, o Teatro Arthur Azevedo possui a seguinte estrutura: salão de entrada, plateia, palco, salões nobre, versátil, de dança, de coro; bar, carpintaria, sala de costura/adereçaria e lojinha de souvenirs.



Voltando ao presente...

São Luís das Fachadas Azulejadas...

E foi graças aos portugueses e ao rico acervo arquitetônico que ergueram, o maior e mais homogêneo da América Latina, que São Luís teve seu valor reconhecido mundialmente ao receber da Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1997. Foi a quinta cidade brasileira a conseguir tal mérito, ao lado de Brasília, Olinda, Ouro Preto e Salvador, hoje são 19 no Brasil.





  
Os sobrados são simbolos de São Luís

A capital do Maranhão no século passado, foi chamada de “la petite ville aux palais de porcelaine” (cidadezinha dos pequenos palácios de porcelana), novamente os franceses viram mérito nessa terra antes dos portugueses e brasileiros.



São Luís hoje é cidade do mundo, cidade Patrimônio da Humanidade, orgulho para os maranhenses como "testemunho excepcional de tradição cultural" por ter um conjunto de azulejos portugueses muito procurados por visitantes, estudiosos e curiosos. A cidade está mobilizada para mostrar ao mundo o carinho e o respeito que todos têm pela conhecida “Ilha do Amor” e “Atenas Brasileira”.


Seu fascínio está na diversidade...

Upaon-Açu, a Ilha Grande para os Tupinambás. Para a coroa francesa, a França Equinocial no novo mundo. Para os holandeses, um sonho. Para o Brasil, a mais legítima inspiração produzida pela união de diversidades de índios, negros e portugueses. Quatro séculos de história cuja melhor parte é a sua própria gente.




 
O melhor da nossa história é a nossa gente... 


 
Com 400 anos de história, São Luís é Patrimônio da Humanidade, mas o maior patrimônio de São Luís é sua gente. Gente essa que ajuda a construir a cada dia a São Luís que todos nós sonhamos e queremos oferecer aos cidadãos uma cidade cada vez mais agradável. São Luís respira história e por todo lugar que se ande na parte velha e nova da ilha, você vê monumentos que lembram os primórdios do Brasil. 



Mesmo iluminada pela presença francesa, que deixou o gosto pelas Letras e pelo Pensamento, São Luís é, talvez, a mais portuguesa dos portugais fincados à beira dos mares da história - conservando em seus casarões de azulejos capaz de fazer inveja ao resto do mundo.

Venha fazer uma verdadeira viagem no tempo...

O maior atrativo de São Luís é o Centro Histórico. A "Cidade dos Azulejos" Patrimônio da História da Humanidade, tem 107 mil metros quadrados de área urbana. O centro histórico é composto por um conjunto arquitetônico de três mil edificações dos séculos XVII, XVIII e XIX. Existem cerca de 2.500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e 1000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), envolvendo o mais extenso e valioso  conjunto de arquitetura colonial portuguesa do século 19. O acervo colonial abriga atualmente lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis. Remetem qualquer pessoa a viajar num passado de muita riqueza, onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas.






 O Centro Histórico convida você a um passeio...




Belos sobrados  revestidos com preciosos azulejos portugueses... O centro histórico convida a um passeio. Seus enormes casarões de fachadas azulejadas, os palácios, as ruas de pedras, as escadarias e as casas com grandes portas e janelas fazem voltar no tempo. Dentre os segredos que podem ser descobertos estão os becos com casarões coloridos com sacadas de ferro como verdadeiros obras de arte. 

O sítio inclui belos sobrados com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses casas térreas e solares. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo ocupado por lojas comerciais e os outros pisos por residências.

 
São Luís, lendária, supersticiosa e misteriosa. Uma Ilha com muita história para contar...

 


Os sobrados que margeiam as ruas estreitas exibem  suas janelas e portas em fachadas coloridas ou em diferentes cores e padrões.  


Os Mirantes eram pavimento que aproveitavam o desvão gerado pela inclinação do telhado. Sua cobertura era em geral, com quatro águas e com cumeeira perpendicular a fachada principal.




Ruas coloridas pela história com vários tipos de moradias


 
Os sobrados suntuosos, os solares, possuem detalhes refinados e as casas térreas são passíveis de classificações, como por exemplo, existem vários tipos de moradias, como: Sobrado, Solar, Meia-Morada, Morada-inteira e Porta e janela.

Sobrado: era habitado pela classe medeia alta (ex: comerciante) e tinha um comércio em baixo.




O charme de seus casarões azulejados está às portas e janelas de São Luís...

Os comerciantes usavam os pisos inferiores dos sobrados como comércio, morando com a família no andar de cima. Até hoje, quase todos apresentam beirais de faiança (louça de barro esmaltado ou vidrado) e sacadas de ferro, sem falar nas janelas ...



 ...e suas portas monumentais.




As diferenças entre os azulejos portugueses e franceses

Você sabe a diferença entre os azulejos portugueses e franceses? 

Os azulejos portugueses, em geral, medem 13,5 x 13,5 cm e são necessárias várias peças para formar um desenho. Já, os franceses medem 11 x 11 cm e cada azulejo tem um desenho. Abaixo está alguns modelos:














Escadarias com fachadas coloridas pela História...

As ruas de São Luís ainda mantêm o traçado original do século XVII. É uma caminhada por entre os casarões com fachadas com sacadas de ferro e seus românticos postes, andar transmite a mesma poesia da época. 



 São Luís da Praia Grande...

Nos anos 90, São Luís ganhou o Projeto Reviver, foi recuperado mais de 300 casarões e sobrados, a maioria erguida a partir da segunda metade do século 18. Está entre as ruas Portugal, do Trapiche, Cândido Mendes e da Alfândega. O bairro de Praia Grande, é coração do centro histórico.

É impossível caminhar pelas ruas e escadarias do bairro da Praia Grande sem deparar-se com casarões revestidos de azulejos. Seu inestimável patrimônio histórico, a expressividade de sua cultura popular e a hospitalidade de sua gente cativa os visitantes, embevecidos pelo charme e encantamento das fontes, escadarias e casarões azulejados. 




Passear por São Luís, é preciso disposição para conhecê-la...


A melhor maneira de conhecer a cidade é usar dos mesmos expedientes de que se valiam os ludovicenses - nativos de São Luís - que ali habitavam há mais de século e meio: caminhar a pé.

Também não se iluda com a brisa fresca que sopra do mar: o sol já está forte às 8h e fica assim até pouco antes de se pôr, por volta das 18h.

Passear por São Luís é fazer uma viagem inesquecível. As altas temperaturas que acontecem o ano inteiro requerem o uso de roupas e calçados leves. Além disso, como os passeios, durante o dia, são na maioria das vezes ao ar livre, como caminhadas pelo Centro Histórico e nas inúmeras praias que banham a capital, é importante o uso de protetor solar e mesmo de acessórios como chapéu, boné e óculos escuros. Para os passeios da noite, o apropriado, também, é o uso de roupas e calçados leves.




O ponto de partida é a Praça Dom Pedro II...

Localizada no centro da cidade, abriga verdadeiros monumentos da cultura maranhense: o Palácio dos Leões, o Palácio La Ravardière, a Catedral Metropolitana, o Palácio Episcopal, o Fórum e a Capitania dos Portos.

O Palácio dos Leões, atual sede do governo, é o ponto de partida do passeio. Foi construído em 1766 sobre uma antiga fortaleza francesa. A fundação do antigo forte, toda em pedra, existe até hoje e serve de base para o palacete neoclássico. Nos salões, o que chamam a atenção são os lustres de cristal e o mobiliário. Tudo francês. Apenas uma sala de jantar e os jardins reservados têm móveis portugueses.




Diversos de seus aposentos estão abertos à visitação pública, e os luxuosos aposentos, móveis, esculturas e pinturas belíssimas, fazem com que muitos os considerem como um Palácio de Versalhes, ao lado fica o...

Palácio La Ravardière



Datado de 1689, hoje abriga a sede da prefeitura municipal. Em homenagem ao fundador de São Luís, em sua frente acha-se o busto de Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, guarnecido de 2 ordenanças. 


Daniel de La Touche, sob o título de Senhor de La Ravardière, foi um experiente capitão da Marinha Francesa do século XVII. Nobre, de religião protestante, liderou a expedição francesa que, em 1612, deu início as pretensões de colonização no Norte do Brasil.

Marcas deixadas no Maranhão

O sonho de uma colônia francesa no Brasil, deixou algumas marcas na sociedade maranhense, em São Luís existem logradouros e estabelecimentos comerciais com o nome dos conquistadores, bustos, um Colégio Batista com o nome de La Touche e ainda uma marca de café, bastante conhecida. Existe atualmente, uma pretensão de fortalecer os laços entre a região e a França, incentivando inclusive o intercâmbio cultural. O palácio foi a sede da Câmara dos Vereadores, de uma cadeia, da junta de Justiça e do Tribunal da relação...




....andando mais uma quadra chega-se a Catedral Metropolitana de São Luís. A Igreja da Sé foi construída no século XVII pelos portugueses em homenagem a Nossa Senhora da Vitória que segundo reza a lenda, apareceu na Batalha de Guaxenduba para proteger os portugueses dos franceses. Seu altar-mor é talhado em ouro e feito em estilo barroco.

 Do outro lado da rua fica o Fórum de São Luís do Maranhão com suas colunas brancas.




Chegamos ao Largo dos Amores...


Esta praça é uma das mais belas de São Luis. Localizada num promontório em frente ao rio Anil que permite uma vista da Ponte do José Sarner mais conhecida como São Francisco e do bairro do mesmo nome. 


Os namorados a batizaram definitivamente de Largo dos Amores. Estes, sob a inspiração do poeta, encontram nos seus jardins lugar apropriado para suas paixões...

 

ou Praça Gonçalves Dias
 


Aliás, a Praça Gonçalves Dias só foi construída por causa da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, protetora do Comércio e da Navegação, que foi a primeiro edifício naquela região de São Luís. Desde 1955, a Praça Gonçalves Dias é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


E tem mais memória...

Convento das Mercês

É uma obra religiosa que foi erguida pelo Padre Antonio Vieira, em 1654, para abrigar a Ordem dos Mercedários, na Praia Grande. Atualmente, acolhe a Fundação da Memória Republicana, o Memorial José Sarney, o Centro Modelador de Pesquisa da História Republicana e o Instituto da Amizade dos Povos de Língua Portuguesa.



A fonte cercada de lendas populares...

A Fonte do Ribeirão é um exemplar valioso da arquitetura da época colonial. Foi construída em 1796 pelo governador Dom Fernando Antônio de Noronha. Localizada em um amplo pátio, recoberto de pedras de cantaria e cercado por dois paredões, a Fonte do Ribeirão é ornamentada com um frontão decorado com símbolos religiosos que estão apoiados em duas pilastras laterais.



 
A água sai de cinco carrancas de pedra com biqueiras de bronze, que estão fixadas na parede. Depois de cair em um tanque, o excesso d'água é escoado para a antiga Praia do Caju. O mais interessante a respeito da fonte são as galerias subterrâneas, que formam um verdadeiro labirinto. Em séculos anteriores, eram canais de ligação entre as igrejas construídas pelos jesuítas na cidade.

Há uma lenda ludovicense que conta que dentro da fonte existe uma serpente que destruirá São Luís no dia em que a cabeça encontrar a cauda. A Fonte do Ribeirão está situada entre as ruas dos Afogados e das Barrocas. Desde 1950 é tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Uma herança lusa. Fonte das Pedras...






Em 31 de outubro de 1615, Jerônimo de Albuquerque, na memorável luta pela expulsão dos franceses, acampou com suas tropas junto à nascente que também serviria, anos depois, de suprimento para os holandeses, enquanto possuíram a cidade. Num espaço amplo e arborizado, a Fonte das Pedras, permanece ainda com características de sua original construção, como o frontão de alvenaria, calçamento, galerias subterrâneas, bicas e carrancas, construídas no melhor estilo colonial português. Localizada na Rua de São João, próxima ao Mercado Central.

 A primeira igreja do Maranhão...

Igreja  de São José do Desterro...




Ela tem um ar de ortodoxa e foi a primeira a ser erguida no Maranhão. Durante a invasão dos holandeses foi demolida e, em 1839, reconstruída pelos próprios moradores do bairro com dinheiro de doações.



 Origem africana...


Cafua das Mercês - Museu do Negro



Pequeno sobrado onde funcionava o mercado de escravos que chegavam a São Luís, hoje abriga um museu de referência da cultura negra, com peças de arte de origem africano de instrumentos musicais.

Há festa, cor e história para embevecer os olhos. É só perambular por suas ruas.


São Luís, no entanto, não é bela apenas pelos seus monumentos históricos...


A cidade é dividida em duas: a cidade velha, que tem um Centro Histórico, parte dele está muito bem preservado, há também a parte ignorado e destruído, e a cidade nova, do lado de lá da ponte José Sarney, onde estão os bairros mais privilegiados, o melhor comércio e as praias.

A construção de edificios  e novas avenidas dão à cidade um aspecto de modernidade e testemunham sua inclusão no mundo.




 
A parte da cidade nova destaca pela grande concentraçao de prédios e pela vida agitada, com shoppings, faculdades, colégios , escritórios, fast - foods. É deste lado que está um dos mais belos cenários da cidade, a Lagoa da Jansen.





O Parque Estadual da Lagoa da Jansen foi criado pela Lei 4.870/88,com uma área de 150 hectares. Parque ecológico em torno da mais famosa lagoa de São Luís, são 6 mil metros quadrados de área com restaurantes, quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para Cooper e muito espaço para quem gosta de ar puro e espaço livre. Inaugurado no final de 2001, o local se transformou imediatamente num grande centro de convivência, com alta freqüência de moradores e de pessoas que visitam a cidade. Um dos pontos concorridos é o Mirante da Lagoa, de onde se tem uma abrangente visão de toda a região. Entre cortado por largos calçadões, o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen tem esse nome em homenagem à mais famosa matriarca de São Luís.  O Parque está espremido entre o mar e a área urbana, porém mantém uma variedade incrível de espécies da fauna e da flora da mata nativa.

São Luis, das praias de água escura, areia branca...




As praias de São luís são bonitas, mas muito diferentes de suas vizinhas nordestinas. A água é mais escura e a areia branca das dunas, muitas vezes é cortada por uma avenida. Se o visitante prefere natureza, basta lembrar que está numa ilha, cercada de belas praias. 

Praia da Ponta d'Areia

É a praia mais próxima do Centro - Ponta d'Areia fica a quatro quilômetros e tem fácil acesso -  é também a mais frequentada da cidade, reunindo banhistas de estilos diversos, embora não seja indicada para banhos. Restaurantes e clubes de reggae espalham-se ao longo da orla. Próxima ao Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

Praia de São Marcos


É a preferida da turma jovem e dos surfistas. Os bares garantem a animação durante o dia e também à noite. A paisagem é formada, ainda, por dunas cobertas de verde e ruínas do Forte São Marcos, erguido no século 18. Fica a 7 quilômetros do centro, no início da Avenida Litorânea.

Praia do Calhau


Situada na extensão da Avenida Litorânea. Considerada uma das mais bonitas da cidade. A praia de águas calmas, dunas e vegetação rasteira acompanha toda a extensão da Avenida Litorânea. O movimento é grande nos finais de semana, tanto de banhistas quanto de adeptos de atividades esportivas, como corrida e ciclismo. O charme fica por conta dos quiosques padronizados e dos restaurantes sobre palafitas.

Praia do Olho d'Água


O visual é rústico, formado por dunas, morros e falésias, a praia do Olho d'Água é urbanizada, cheia de quiosques e bastante movimentada. Os ventos fortes que sopram por ali entre os meses de julho e dezembro atraem os praticantes de esportes à vela. Observe-se que em geral todas as praias da cidade possuem, devido a grande amplitude das marés, grandes faixas de areia que se tornam ideais para a prática de esportes com bola, entre tantos outros.

e Araçagy.



A praia fica no município de São José de Ribamar, a 19 quilômetros do Centro. Por ali, a beleza das dunas é superada pelos quiosques de comidas típicas que servem os frequentadores em barraquinhas individuais e acessíveis por carro – os automóveis ficam estacionados na areia, ao lado da barraca exclusiva.
        
O melhor da nossa história em cada sabor


A gastronomia do Maranhão, composta por pratos que satisfazem ao mais exigente paladar, é influenciada em sua essência  pelas culinárias africana, indígena e portuguesa.




São Luís tem um sabor único...


Comer bem é outra ótima pedida na cidade de São Luís, onde se pode experimentar de quase tudo que a exótica gastronomia maranhense oferece.

Em restaurantes requintados ou nas típicas “bases”, pode-se aproveitar de uma cozinha especialíssima. Vale à pena experimentar o arroz de cuxá, peixadas, tortas de camarão, doces e sucos de frutas regionais e muito mais, os deliciosos peixes fritos, camaroadas e caranguejos à moda maranhense, o Guaraná Jesus, a exótica tiquira a as maravilhosas frutas (bacuri, cupuaçu e a juçara) e doces típicos da região.



 
A cultura popular é um dos segredos mais fascinantes do Maranhão...


A cultura ludovicense é sem dúvida, uma das mais diversificadas do mundo, onde o ritmo é frenético, envolvente e excitante: sons e emoções, cores e sabores.



Comparações à parte, a cidade nunca perdeu sua identidade. Continua sendo a São Luís do Maranhão das festas populares e folclóricas, com danças movimentadas e trajes que esbanjam cores em fitas, plumas e bordados. Para quem não dispensa festa, junho é o mês mais esperado.


 
A ilha se transforma em um grande arraial. O bumba-meu-boi, a mais expressiva manifestação da cultura popular maranhense, faz os pandeirões a as matracas invadirem as ruas e praças transformando em arraiais durante todo mês de junho, a mais expressiva e alegre tradição da cultura maranhense. Sem contar o tambor de Mina, variação do candomblé, e o tambor-de-criola, cacuriá, dança-do-coco e toda uma imensa variedade de ritmos e sotaques são mais um segredo que o Brasil guarda no Maranhão.






Vale lembrar que tudo isso é influências portuguesa, indígena e africana que fazem do maranhense uma gente criativa e festeira.



O passeio termina por aqui, mais a cidade tem muito mais a mostrar. Essa “petite ville aux palais de porcelaine”, merece ser descoberta com muito encanto em cada canto que não dá pra explicar.


A "cidade poesia", como também foi chamada, guarda dos tempos áureos da música, dos poetas e dos escritores é que a faz uma cidade diferente das outras. Conforme relatos do capuchinho Claude d'Abbeville.



"Nada há aí de comparável à beleza e às delícias desta terra, bem como a fecundidade e abundância em tudo o que homem possa imaginar" (Claude d'Abbeville).


Parabéns São Luís, pelos 400 Anos. Uma Ilha com muita história a contar. Minha Ilha, Minha Paixão! SÃO LUÍS DO MARANHÃO! UPAON-AÇU, ILHA GRANDE! ILHA DO BUMBA-MEU-BOI, JAMAICA BRASILEIRA! ILHA DO AMOR, ILHA DO REGGAE, ATHENAS BRASILEIRA, CIDADE DOS AZULEJOS, TERRA DAS PALMEIRAS, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE…

...são tantos títulos que revelam a peculiaridade desta cidade única que completa 400 anos de encantos a cada canto. São Luís minha Bela Ilha! Foste francesa, holandesa e portuguesa. São quatro séculos de história, com a influência dos povos que ajudaram a formar a identidade da nossa gente e sempre seduzida em versos na literatura, na música, na diversidade, nos ritmos, cores e sabores, ontem, hoje e sempre cantada em poesia pelo poeta Bandeira Tribuzzi com seu Hino de Louvação de São Luís.

Ó minha cidade
Deixa-me viver
que eu quero aprender
tua poesia
sol e maresia
lendas e mistérios
luar das serestas
e o azul de teus dias
Quero ouvir à noite
tambores do Congo
gemendo e cantando
dores e saudades
A evocar martírios
lágrimas, açoites
que floriram claros
sóis da liberdade
Quero ler nas ruas
fontes, cantarias
torres e mirantes
igrejas, sobrados
nas lentas ladeiras
que sobem angústias
sonhos do futuro
glórias do passado.



Blogger: Famosas Executivas...
...e Maranhão. O segredo do Brasil, se orgulha de fazer parte desta história... E como já dizia Cesar Nascimento em sua canção ... se um dia eu for embora para bem longe deste chão... eu jamais te esquecerei, São Luís do Maranhão.

 

com sua ...

 

Ilha Magnética

 

Á que horizonte belo
De se refletir
Outro dia me disseram
Que o amor nasceu aqui
Saio de trás do sol com o jeito de guri
Tanto novo como leve o amor nasceu aqui (2 vezes)
Ponta da areia, olho d'água e Araçagy
mesmo estando na Raposa
eu sempre vou ouvir
a natureza me falando que o amor nasceu aqui (2 vezes)
(bis)
Ah que ilha inexata quando toca o coração,
eu te toco e tu me tocas
cai nas cordas do violão
e se um dia eu for embora
para bem longe deste chão
eu jamais te esquecerei, São Luís do Maranhão
eu jamais te esquecerei, São Luís do Maranhão
eu jamais te esquecerei, São Luís do Maranhão


E sabe por que São Luís é Patrimônio da Humanidade? Porque está repleta de tesouros...

Você Conhece. Eu recomendo...


Notas:

São Luís é a Capital Brasileira da Cultura concedido em 2009 e já escolhida Capital Americana da Cultura 2012, ano de aniversário de 400 anos.


Toda essa mágica cultural da cidade está evidenciada e premiada, pois o Tambor de Crioula, um dos folguedos mais apreciados pelos visitantes, é Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Tesouros da cidade

No começo do ano, a cidade de São Luis recebeu, em Barcelona (Espanha) o título de detentora de sete Tesouros do Patrimônio Cultural Material. Os monumentos foram escolhidos através de uma votação popular via internet por aproximadamente seis mil pessoas de todo o Brasil, numa disputa que abrangeu 32 pontos turísticos. Estes monumentos da capital maranhense foram considerados tesouros mundiais: Convento das Mercês, Igreja da Sé, Palácio dos Leões, Praça Gonçalves Dias, Rua Portugal, Teatro Arthur Azevedo e a azulejaria da cidade.

Claude d'Abbeville ( ? - Rouen, 1632) foi um religioso e entomólogo francês. Participou da expedição enviada em 1612 ao Brasil (Maranhão) pelo governo de seu país. Junto de seu amigo Yves d'Évreux, identificou e batizou com nomes indígenas diversos insetos, tais como as grandes borboletas azuis, as mutucas e os mosquitos. É autor da obra Historie de la mission des pères capucins en l'isle de Maragnan et terres circonvoisines (1614), em português: História da missão dos padres capuchinhos na ilha de Maranhão e terras circunvizinhas

Todas as fotos/imagens são de propriedade do Google.

Fontes:


MERCANTIL. Gazeta. Guia do Executivo - São Luís & Cidades Maranhenses. 1998.
NASCIMENTO, Maria Nadir. Geografia do maranhão. São paulo: FTD, 2001.

Internet: 

PREFEITURA DE SÃO LUIS.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
www.ma.gov.br
www.turismo.ma.gov.br 
www.google.com.br


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LINDA...ASSIM QUE ME REFIRO A MINHA BELA ILHA SÃO LUÍS DO MARANHÃO...SAUDADES DE TI.

      EU JAMAIS TE ESQUECEREI, SÃO LUIS DO MARANHÃO
      EU JAMAIS TE ESQUECEREI, SÃO LUIS DO MARANHÃO
      EU JAMAIS TE ESQUECEREI, SÃO LUIS DO MARANHÃO

      Excluir